O deputado federal Gerlen Diniz (PP) foi recebido nesta quarta-feira (05), no Ministério de Minas e Energia pelo secretário de Energia Elétrica, Gentil Nogueira, para tratar sobre os programas “Luz para Todos” e “Mais Luz para a Amazônia”, criados para levar energia elétrica às comunidades rurais mais distantes e combater a exclusão social.
Durante a reunião, o deputado relatou ao secretário que diversas comunidades nos municípios de Sena Madureira, Brasiléia, Assis Brasil, Feijó e Mâncio Lima, enfrentam lentidão no avanço das obras. Como exemplo citou o Ramal Santa Luzia, localizado em Brasiléia, onde os postes já foram instalados, mas a obra parou.
Outra situação relatada pelo deputado é em comunidades de Sena Madureira que têm postes, fiação, mas a energia nunca foi ligada.
“Tem situações de pessoas que moram na divisa do Acre com o Amazonas e que não foram beneficiadas porque um joga pro outro e a população não recebe o benefício”, reclamou Gerlen Diniz.
O secretário Gentil Nogueira assegurou que o compromisso do governo federal é chegar em todos os pontos do Acre até 2025, atendendo as famílias com rede de energia ou placa solar. Nogueira pediu ao deputado que enviasse informações detalhadas de cada localidade que tem obras paradas e garantiu que o Ministério de Minas e Energia cobrará da Energisa prioridade na conclusão das ligações.
Gerlen Diniz garantiu que esse trabalho será feito pelo seu mandato. “Vamos mandar ao Ministério todas as informações para que em cada localidade no Acre as obras sejam concluídas e a energia, que é um direito, chegue a cada família acreana”, afirmou o parlamentar.