Em seu primeiro mandato parlamentar na Câmara Federal, o deputado federal Gerlen Diniz (PP/AC) tem sido bem avaliado pela crítica política. De acordo com o Ranking dos Políticos, portal que avalia o desempenho parlamentar, Gerlen Diniz é o segundo do Acre, entre os 11 membros da bancada do Acre, mais bem avaliado.
Gerlen Diniz ficou à frente de políticos experientes em Brasília, como os senadores Alan Rick (UB/AC) e Sérgio Petecão (PSD/AC), que aparecem em 3º e 4º lugar respectivamente.
O progressista está praticamente empatado tecnicamente com o primeiro colocado, o deputado Eduardo Velloso (UB/AC), que recebeu nota 8,27, enquanto Diniz tem 8,26.
Ao avaliar Gerlen Diniz, o Ranking dos Políticos observou que Diniz foi o menos gastador. Usou as verbas de gabinete com economia, além de ser presente às sessões e reuniões de comissões da Câmara.
Outro ponto favorável à Diniz foi não haver condenações judiciais contra ele, principalmente por corrupção. Além disso, Gerlen Diniz votou contrário ao estabelecimento de novos privilégios a parlamentares. Neste quesito, ele obteve nota 9,97%.