O deputado federal Gerlen Diniz (PP/AC) afirmou ser favorável à construção de uma estrada ligando Cruzeiro do Sul a Porto Walter. O parlamentar ressaltou, entretanto, que deve ser observado à legislação ambiental, que não pode ser de qualquer jeito. Ele disse, ainda, que a burocracia em Brasília tem emperrado o desenvolvimento do País e deixado no isolamento milhares de amazônidas.
“Nós temos que desenvolver sim, mas desenvolver com critérios. Essa estrada para Porto Walter, sou totalmente favorável. Tem que ter estrada. Como é que vãos manter essas pessoas isoladas? Estrada para Santa Rosa do Purus, sou favorável também, mas passa no meio de uma reserva indígena sim. A reserva indígena é de propriedade da União, não tem que servir somente aos índios, tem que servir à população brasileira. Então é isso que falta para as nossas autoridades em Brasília. Não estou me referindo aos parlamentares, mas sim ao pessoal do Executivo”, disse o progressista.
Gerlen Diniz enfatizou também que “tem muitos interesses por trás e muitas vezes interesses internacionais que tentar manter na miséria essas pessoas que estão isoladas”.
A respeito do apoio, por meio de emendas para os municípios do Juruá, Diniz afirmou que o mandato está à disposição dos prefeitos dos 22 municípios. “Quero colocar emendas para ajudar Cruzeiro do Sul, assim como eu já coloquei emendas para ajudar Mâncio Lima. Quero atender os municípios do Juruá. Nós temos que olhar para todos os nossos irmãos acreanos. Somos representantes de todos”, destacou.