O deputado federal Gerlen Diniz (PP/AC) esteve nesta sexta-feira (27) na sede do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), em Brasília, ao lado do diretor-presidente da Energisa Acre, Ricardo Xavier. Eles foram recebidos pelo presidente do órgão ambiental, Mauro Pires. Na pauta, a questão da ampliação de redes elétricas em reservas ambientais.
“Nós vamos conseguir destravar essa situação do fornecimento de energia elétrica nas reservas ambientais. Estou muito confiante, acredito que os processos vão andar. A promessa que eu fiz quando eu estive na casa dessas pessoas, era eu vir a Brasília e garantir que a gente ia destravar para que a Energisa pudesse fornecer a energia. Muito obrigado pelo carinho e respeito pela forma que fui tratado aqui”, disse Gerlen Diniz.
Ricardo Xavier afirmou que a partir de agora tudo “vai caminhar bem” e “está quase tudo resolvido”. “Agora é serviço nosso, construir todas as redes”.
Cláudia Barros, diretora substituta do Dilic, setor ligado ao Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis), também participou da reunião. Ela definiu a reunião como produtiva.
“O Ibama informou quais são os procedimentos adequados e corretos para fazer, para que a gente possa se manifestar nos processos do Luz Para Todos para ter energia nas resex”, frisou Barros.
Já Mauro Pires disse que o objetivo é o mesmo pensando pelo Ibama. “O nosso objetivo é o mesmo, de levar energia para todo mundo. É um programa federal, o Programa Luz Para Todos, então é o nosso interesse que as comunidades dentro das reservas extrativistas tenham acesso a esse serviço público, que vai ajudar inclusive no desenvolvimento das famílias, no desenvolvimento da própria reserva extrativista. Então, vamos trabalhar aqui para resolver esta questão”, pontuou.
Finalizando, Gerlen Diniz enfatizou que indígenas da Comunidade São Paulino em breve terão acesso à rede elétrica. O posteamento já estão sendo feito e com a liberação dos órgãos ambientais, o serviço de cabeamento iniciará, levando energia aos moradores.