O deputado federal Gerlen Diniz (PP/AC) esteve na sede do Ibama, em Brasília, para tratar a respeito de questões referentes à reserva extrativista Cazumbá-Iracema. Os extrativistas defendem a construção de tanques para a criação de peixes, mas precisam do licenciamento.
Já os moradores das florestas Macauã e São Francisco querem a instalação de placas solares, em localidades de difícil acesso. Além disso, o parlamentar defendeu, junto ao presidente do órgão ambiental, Rodrigo Agostinho, a situação dos povos indígenas, que necessitam da autorização para a instalação da rede elétrica. Diniz frisou que em muitas aldeias há o poste instalado, a fiação, mas falta a liberação para instalar a rede elétrica nas casas.
“Vamos ter respostas favoráveis, segundo me garantiu o presidente Rodrigo Agostinho”, comemorou Diniz.
Em resposta, Agostinho disse que quanto à instalação de placas solares, estas não precisam de autorização. “Para o Ibama é uma satisfação receber o deputado e poder fazer soluções para estes desafios. Então, vamos estar trabalhando junto com o deputado para encontrar soluções. Um deles, a questão dos painéis fotovoltaicos, já está liberado. Não precisa de licenciamento quando é instalação de painéis em cima das residências, nos quintais das residências, pequenas instalações, estão já dispensadas do licenciamento. Com relação aos outros pedidos, vamos analisar um a um e tenho certeza que vamos ter uma boa resposta para o povo do estado do Acre”, afirmou.