O deputado federal Gerlen Diniz (PP/AC) deixou claro que votará contrário ao PL 2630, o polêmico projeto de lei das Fake News. Ele afirmou que deixou claro em reunião com os líderes do Progressistas na tarde de hoje (2) que votará contrário, caso a matéria entre em pauta ainda nesta terça-feira.
“Disse ao meu líder que irei votar contra a esse projeto e explicitei os motivos. Já votei contrário quando da urgência e, agora, vou me posicionar contrário em plenário, caso coloquem em pauta. Deputado Gerlen Diniz vota contra o projeto das fake News ou projeto da mordaça como define a oposição ao governo”, disse o parlamentar progressista.
A proposta cria a chamada Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet e estabelece obrigações a serem seguidas por redes sociais, aplicativos de mensagens e ferramentas de busca na sinalização e retirada de contas e conteúdos considerados criminosos.
Para os congressistas contrários à aprovação, a lei vai limitar a liberdade de expressão. Além disso, outro argumento é de que as normas poderão ser utilizadas de forma arbitrária ou autoritária para perseguir inimigos políticos.