A gestão Tião Bocalom quer fortalecer a política entre Prefeitura de Rio Branco e Povos Indígenas. Uma equipe da Diretoria de Direitos Humanos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) visitou o Centro Huwã Karu Yuxibu para verificar as necessidades apresentadas pelo Cacique e Líder Espiritual Mapu Huni Kuin.
Segundo a prefeitura, o centro realiza atividades de fortalecimento da Cultura, Identidade e Espiritualidade indígena. Com o apoio do Instituto Alok, será construído um restaurante onde serão servidos pratos da culinária indígena, integrando parte do projeto social desenvolvido junto a famílias em vulnerabilidade social.
A diretora de Direitos Humanos da SASDH, Rila Freze, que acompanha o projeto e articula as reuniões entre equipes, explica que “o Projeto vai ao encontro com o que o prefeito e a secretária Marfisa Galvão defendem, que é promover dignidade humana a todas a pessoas do Município de Rio Branco’, pontua.
Ainda segundo Freze, a “meta é promover e fortalecer as políticas públicas afirmativas, e esse projeto visa resgatar famílias indígenas em vulnerabilidade social, cuidar e reabilitá-las para a sua autonomia”, completou a chefe dos Direitos Humanos da SASDH, que coordenou o encontro ao lado dos gestores do Saerb e Zeladoria.