Os deputados estaduais devem analisar amanhã, dia 16, um projeto de lei encaminhado pelo governador Gladson Camelí (PP) que visa promover ajustes na denominação de diretorias da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). O objetivo, segundo o Palácio Rio Branco, é adequá-las à realidade administrativa e funcional da pasta, conferindo maior precisão técnica e alinhamento às diretrizes nacionais do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com Gladson Camelí, as mudanças não trarão impacto financeiro e são “exclusivamente organizacional”.
“Trata-se de medida de caráter exclusivamente organizacional, destinada a aprimorar a clareza e o ordenamento da estrutura interna da Sesacre, garantindo maior eficiência na execução das políticas públicas de saúde, sem implicar a criação de novas unidades ou na geração de despesas adicionais para o erário”, pontua a mensagem governamental.
A Diretoria de Administração e Finanças teve o nome encurtado. Passa a se chamar apenas Diretoria de Administração. Já a Diretoria de Recursos Humanos recebe a nova nomenclatura: Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde. A Diretoria de Gerenciamento de Unidades Próprias passa a se chamar Diretoria de Atenção Especializada e Unidades Vinculadas. Foi criada a Diretoria de Atenção Primária e Vigilância em Saúde e Ambiente. Na lei anterior, de 2022, não existia.