..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Gladson Cameli defende “agronegócio sustentável” durante encontro com secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal

Gladson Cameli defende “agronegócio sustentável” durante encontro com secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal

O governador do Acre, Gladson Cameli, defendeu nesta quinta-feira, dia 13, durante a Reunião Ordinária do Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal, em Rio Branco, que é preciso defender o agronegócio sustentável, o que, no entendimento dele, é capaz de gerar riqueza, emprego e renda para a população acreana, enquanto se protege a fauna e a flora regional.

“Os sinais são claros e hoje não precisamos mais contrapor o que temos de cumprir: ‘cuidar do meio ambiente com sustentabilidade’. Precisamos gerar emprego e renda, mas antes é necessário garantir apoio a quem quer fazer isso. Temos que ajudar o agronegócio sustentável. Temos um compromisso, e vamos continuar trabalhando para ajudar as pessoas que estão sofrendo por conta desses eventos extremos. A gente precisa unir esforços nesse sentido, pensando nas pessoas”, frisou o governante acreano.

Em conjunto com a programação dos secretários, ocorre ainda a reunião técnica do Comitê Diretivo da Força Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas (GCF), marcada acontecer em Rio Branco no próximo sábado, dia 15. Esse é o segundo encontro presencial realizado pelo grupo governamental, e visa debater ações conjuntas que auxiliem na proteção e desenvolvimento d rotativas ambientais que gerem menos impacto negativo no setor. Na pauta, a secretária acreana Julie Messias colocou os recentes acontecimentos registrados no Acre.

WhatsApp_Image_2023-04-13_at_10.57.21.jpeg

“A cada dia nós temos tido mais eventos extremos. Aqui não foi somente a cheia do Rio Acre. Tivemos também a questão das enxurradas em razão da cheia e transbordamento de todos os igarapés. Choveu muito em um dia apenas. Aqui temos tido toda a preocupação“, pontuou Jullie Messias, secretária de Meio Ambiente do Acre. A gestora complementa que há um estudo sendo feito para apontar quais ações devem ser implementadas pelo governo acreano no sentido de reduzir os prejuízos causados por eventos ambientais extremos.x a exemplo das cheias e enxurradas.

O evento tem a participação dos secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal: Julie Messias (Acre); Taisa Mendonça (Amapá); Eduardo Taveira (Amazonas); Mauren Lazzaretti (Mato Grosso); Glicério Pereira (Roraima); Marcelo Lelis (Tocantis); a coordenadora de Gestão Ambiental do Pará, Juliana Moutinho; a superintendente de Recursos Florestais do Maranhão, Scarleth Leitão; e o secretário executivo da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) de Rondônia, Hueriqui Lopes.

Além disso, segundo a Secretaria de Meio Ambiente, participam da atividade Nabil Kadri, responsável pela Área de Meio Ambiente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) Fundo Amazônia, Fundo Clima, Bioeconomia Florestal, Blended Finance, Restauração Florestal; Maurício Bianco, vice-presidente da Conservação Internacional no Brasil; e Rafael Volochen, assessor e oficial do Programa de Clima e Floresta da Embaixada Real da Noruega no Brasil.