..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Gladson Cameli diz que não vai esperar contraprova para tomar medidas mais radicais contra o coronavírus

Gladson Cameli diz que não vai esperar contraprova para tomar medidas mais radicais contra o coronavírus

O governador Gladson Cameli e a prefeita Socorro Neri reuniram a imprensa no Palácio Rio Branco, nesta terça-feira, dia 17, para comentar acerca das medidas tomadas por Estado e Prefeitura diante da crise causada pelo novo coronavírus, causador da Covid-19 que já registra três casos no Acre.

“Aonde houve aglomerações de pessoas, a determinação é para evitar. Cancelamos todas as agendas onde tem aglomerações. Eu cancelei todas as minhas agendas. Aqui quero dizer que estamos tomando todas as medidas. Não vamos esperar a contraprova. Estamos agindo”, comentou o governador.

Segundo Cameli, é preciso que a população acredite que esse tempo de crise passará e que a sociedade estará livre do coronavírus. “Peço que a população não perca a fé e tenha a certeza que vamos dar o melhor e o maior de nós”, disse Cameli. Cameli proibiu até visita aos presos e mandou suspender as aulas da rede pública e privada.

A medida de suspender as aulas da rede pública foi tomada em conjunto com a prefeita Socorro Neri, que falou sobre a criação de um comitê para tratar do assunto e garantiu que reunião continuarão sendo realizadas para evitar pânico e falta de socorro às possíveis vítimas dessa doença.

"Nós estamos suspendendo as aulas presenciais da creche ao ensino superior das instituições públicas e privadas por 15 dias. É uma suspensão temporária. Estamos suspendendo todos os eventos que possam aglomerar pessoas na cidade de Rio Branco. Quero, de igual modo, tranquilizar a população de Rio Branco", pontuou a gestora.

Questionados sobre as medidas tomadas, incluindo as pasta de Saúde, Segurança e até de Infraestrutura, o governador destacou que a prioridade agora é o combate ao vírus e que, para isso, mobilizou toda a equipe de governo para focar unicamente no quadro, de Assis Brasil a Mâncio Lima. Postura elogiada pelo promotor da saúde do estado.

"Estive discutindo com as secretarias de saúde e também com a de Educação, e posso afirmar que essa decisão foi tomada da melhor forma. Houve muito empenho, muita seriedade na tomada de decisões para se chegar nesse momento", destacou o promotor da em Especializada em Saúde do Ministério Público do Acre, Gláucio Ney Shiroma.

MEDIDAS - Em decreto governamental, cujos efeitos já estão valendo, o governador Gladson Cameli declarou Situação de Emergência em razão da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus descoberto em dezembro de 2019 na China e que já se espalhou por todos os continentes. Medidas tidas como duras foram adotadas por Cameli.

Na lista das decisões, Gladson Cameli determinou que todas as viagens para dentro do país ou fora estão suspensas até segunda ordem. Apenas viagens de extrema necessidade poderão ser feitas, desde que autorizada pelo secretário da Casa Civil, mas com antecedência de pelo menos cinco dias.

Outra decisão do governo foi a de suspender as visitas sociais aos presos das unidades prisionais do estado por 15 dias. No caso das visitas de advogados, a suspensão é de cinco dias. As escoltas para outros locais também estão suspensas por 15 dias. Apensas em caso de saúde, por exemplo, elas serão autorizadas.

Cameli também definiu os conceitos e critérios das ações de isolamento, quarentena e de obrigatoriedade de procedimentos, como a realização de exames médicos, laboratoriais e até de tratamento específico para conter a doença. O Estado também ficou autorizado a confiscar bens e utilizar no combate a possíveis casos.
...