Durante solenidade na final da tarde desta segunda-feira (9), o governador Gladson Cameli entregou a nova subestação trifásica que atende as instalações da captação de água bruta da Estação de Tratamento de Água, a ETA II, na Via Verde, em Rio Branco.
Construída à margem do Rio Acre, a principal estacão apresentou rachaduras, com risco de desmoronamento, situação que se agravou após deslizamento de terra ocorrido em maio de 2020, o que tornou urgente a realização de intervenções para garantir a manutenção do abastecimento de água em boa parte dos bairros de Rio Branco.
Para solucionar o problema, a ideia foi executar uma obra em caráter emergencial de deslocamento da subestação de energia antes do início do período chuvoso, a fim de evitar que um novo deslizamento de terra pudesse comprometer o serviço de captação e provocar o desabastecimento de água na capital.
“A obra aqui construída é saúde e mais segurança para a nossa população na questão de abastecimento”, reforçou Cameli.
Construção
A obra foi construída pela Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra), o Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa) e o Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre).
A obra beneficia diretamente 250 mil pessoas, cerca de 70% da população da capital. O investimento foi R$ 3.194.933,12 (três milhões, cento e noventa e quatro mil, novecentos trinta e três reais, doze centavos).