O governador Gladson Cameli confirmou durante evento no auditório do Tribunal Regional Eleitoral, diante de centenas de servidores públicos, que o campeão olímpico pela seleção brasileira de vôlei, o acreano Antônio Carlos Aguiar Gouveia, o Carlão, aceitou o convite para ser secretário adjunto de Esportes.
Cameli informou que Carlão deve assumir o cargo nesta quarta-feira (26). O Notícias da Hora já havia antecipado a informação de que o nome de Carlão no setor era um sonho do governador.
O campeão olímpico está no Rio de Janeiro para tratar dos últimos detalhes sobre o encerramento do contrato que tinha com a TV Globo como comentarista.
O governador Gladson Cameli tem o entendimento de que o prestígio do campeão olímpico no esporte nacional será importante para o setor no Acre.
A Secretaria Adjunta de Esportes foi criada no final do mês de fevereiro após uma reforma administrativa aprovada na Assembleia Legislativa que também deu origem às secretarias da Mulher e de Turismo.
A história de Carlão
(Texto do COB)
Goleiro na infância, Carlão começou tarde no vôlei, aos 17 anos, e teve o interesse pela modalidade impulsionado pela "Geração de Prata", segunda colocada em Los Angeles 1984. Sua primeira chance no time nacional aconteceu poucos anos depois, aos 20. Sua primeira experiência olímpica aconteceu em Seul 1988.
Símbolo de garra e liderança, o ponteiro foi capitão do Brasil por mais de uma década. Jogando como central, foi peça fundamental na conquista da primeira medalha de ouro do vôlei brasileiro, em Barcelona 1992. Em 1994, foi eleito o melhor jogador do mundo. Carlão construiu, ainda, uma carreira vitoriosa na Itália, sagrando-se duas vezes campeão nacional.
Arriscou-se também no vôlei de praia ao lado de Paulo Emílio, mas voltou às quadras até encerrar a carreira em 2003.