..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Gladson decreta estado de calamidade pública em 10 municípios do Acre por causa das enchentes

Gladson decreta estado de calamidade pública em 10 municípios do Acre por causa das enchentes

O governador Gladson Cameli declarou estado de calamidade pública nos municípios de Rio Branco, Sena Madureira, Santa Rosa do Purus, Feijó, Tarauacá, Jordão, Cruzeiro do Sul, Porto Walter, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, afetados por enchentes dos rios. O decreto foi publicado em edição extraordinária no Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira (22).

Mais de 120 mil pessoas foram atingidas pelas cheias no Acre. Tarauacá, Feijó, Sena Madureira, Cruzeiro do Sul e Rio Branco são as cidades mais afetadas.

Além disso, os transbordamentos têm isolado cidades e regiões por causa dos alagamentos registrados nas rodovias, como a que ocorreu entre Sena e Manuel Urbano.

A partir do decreto de calamidade, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil fica constituida como unidade gestora orçamentária, podendo ordenar despesas atinentes a créditos abertos para atender atividades de Defesa Civil, bem como movimentar contas bancárias ou fundos especificos.

Os órgãos do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil do Acre ficam autorizados a prestar apoio suplementar as regiões afetadas, mediante articulação com as autoridades administrativas e os agentes de defesa civil, diretamente responsáveis pelas ações de resposta aos desastres, diz a publicação.

O decreto tem validade de 90 dias e pode ser prorrogado.