..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Gladson decreta estado de emergência por causa das queimadas no Acre

Gladson decreta estado de emergência por causa das queimadas no Acre

O governador Gladson Cameli decretou nesta terça-feira (1º) estado de emergência no Acre por causa das queimadas, informa o Diário Oficial do Estado.

O decreto institui a Sala de Situação sob a coordenação do CEPDEC, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, com apoio técnico da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e a coordenação operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre CBMAC.

Pelo decreto ficam dispensadas de licitação os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de respostas ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários dos desastres, desde que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 dias consecutivos e ininterruptos contados a partir da decretação da situação de anormalidade, vedada a prorrogação dos contratos.

De 1º de janeiro até meados de agosto deste ano foram registrados 3, 8 mil incêndios ambientais no Acre. No mesmo período do ano passado foram 2.648. Os dados são do Corpo de Bombeiros.

Os municípios de Tarauacá, Feijó e Cruzeiro do Sul foram os que apresentaram o maior número de focos acumulados no período.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) foram registrados na Amazônia Legal, 54.559 focos de queimadas, dos quais 29,5% localizavam-se no estado do Mato Grosso (16.110) 24, 8 % em Pará (13.555) e 17,4% em Amazonas (9.490). O Acre ocupa o 7 lugar no ranking (4,0%), com 2.161 focos de queimadas.