..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Gladson decreta estado de emergência por causa de enchentes, dengue e covid-19

Gladson decreta estado de emergência por causa de enchentes, dengue e covid-19

Em dois decretos distintos publicados em edição extra do Diário Oficial do Estado na noite desta terça-feira (16) o governador Gladson Cameli instituiu temporariamente o Gabinete de Crise no Estado do Acre da pandemia de covid-19, surto da dengue e das inundações, e declarou situação de emergência por causa das enchentes nos Municípios de Rio Branco, Sena Madureira, Santa Rosa do Purus, Feijó, Tarauacá, Jordão, Cruzeiro do Sul, Porto Walter, Mâncio Lima e Rodrigues Alves.

No decreto 8.028, de criação do Gabinete de Crise, o governo informa que o Acre contabilizou até o momento 53.590 casos e 932 óbitos por covid-19, e que a necessidade de cumprimento dos protocolos sanitários nos abrigos onde ficarão as famílias atingidas pelas cheias acarretará uma maior demanda de recursos humanos e financeiros. O Gabinete de Crise será instalado em Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Santa Rosa do Purus, Jordão e Porto Walter.

Ainda segundo o decreto, o volume de chuvas ultrapassou a média histórica do mês de fevereiro e há preocupação de que toda a chuva a partir de agora se transforme em vazão nos principais rios, em função da saturação do solo.

Os dois decretos valem por 90 dias, mas podem ser prorrogados.

O governador Gladson Cameli informou na tarde desta terça-feira que agendou reuniões com os ministros Paulo Guedes, da Economia, e Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional, para tratar sobre o assunto, em Brasília.

LEIA O DECRETO