..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Gladson e Aberson lançam Alfabetiza Acre para reduzir impacto da pandemia na aprendizagem de alunos

Gladson e Aberson lançam Alfabetiza Acre para reduzir impacto da pandemia na aprendizagem de alunos

O reforço da aprendizagem das crianças que já estão em sala de aula e a educação de jovens e adultos que sofreram prejuízos na pandemia é o objetivo do programa Alfabetiza Acre, lançado nesta quarta-feira (4), no auditório da Secretaria de Educação pelo governador Gladson Cameli e o secretário de Educação, Aberson Carvalho.

O Alfabetiza Acre busca garantir a alfabetização de todas as crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano, considerando o impacto da pandemia nessa etapa. 

O programa é baseado em cinco eixos: gestão e governança, formação de profissionais, infraestrutura, reconhecimento de boas práticas e avaliação. O MEC oferecerá apoio técnico e financeiro, incluindo bolsas para formação de professores e recursos para infraestrutura escolar.

WhatsApp_Image_2023-10-04_at_11.55.30.jpeg

“Nós temos no Acre ainda um número alto de analfabetos que já estão fora das escolas há muito tempo. São 8,5% da população acreana que ainda não sabem ler. E nós precisamos encarar isso de forma afirmativa na resolução do problema. E com isso, este programa, ele vem justamente estruturar as ações do governo para que a gente possa ter um grande programa de alfabetização e letramento em todo o estado do Acre, reduzindo esse número para que a gente possa ser, como que a Unesco considera, um estado pleno de zero de analfabetismo, que é abaixo da taxa de 4%”, reforçou o secretário de Educação.

Gladson Cameli afirmou que seu governo tem investido em educação para permitir que programas como o lançado nesta quarta-feira alcançem sua meta.

“Os investimentos feitos na Educação até aqui tem essa finalidade, a de reduzir índices de analfabetismo e melhorar o aprendizado ainda mais, principalmente após a pandemia. O governo está empenhado nesse objetivo. Educação sempre foi e será uma prioridade nossa”, disse o governador Gladson Cameli.

WhatsApp_Image_2023-10-04_at_11.55.30-2.jpeg