Em entrevista à Rádio Juruá FM, o governador Gladson Cameli e o secretário de Estado de Saúde, Alysson Bestene, destacaram que a uma emenda de bancada no valor de R$ 70 milhões está sendo disponibilizada para o combate ao novo coronavírus. Os recursos são para custeio e investimento.
Alysson Bestene disse que em Rio Branco são 30 leitos de UTIs que estão sendo viabilizados por conta da pandemia da COVID-19. O secretário alertou que esta semana é crucial quanto ao surgimento de novos casos ou não da doença.
“Estamos no momento crucial para conter a epidemia. A gente sabe que é um momento difícil, mas este momento a gente tem que fazer essa reflexão”, disse o secretário.
Em complemento à fala de Alysson Bestene, o governador Gladson Cameli reforçou que manteve contato com o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, que pediu a ele [Gladson], que dialogue com os proprietários de funerárias para se planejarem em casos de se registrarem óbitos. A medida faz parte de um planejamento adotado pelo Ministério da Saúde, seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).
“O ministro da Saúde chegou para mim com todas as letras: ‘chame até as funerárias para começarem a se prepararem’. Chegou a esse ponto de chegar e me alertar. Aí eu não vou ficar calado. Tudo é um planejamento. As pessoas tem que entenderem que não é brinquedo”, disse Cameli.