A nova sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) foi inaugurada nesta segunda-feira, 8, pelo governador Gladson Cameli e a presidente da autarquia, Taynara Martins, no antigo prédio onde funcionava a Faculdade da Amazônia Ocidental, na Estrada Dias Martins.
Durante a cerimônia, 40 motocicletas foram entregues à Coordenadoria Integrada de Fiscalização de Trânsito da autarquia. São três modelos de veículos duas rodas, que devem auxiliar no trabalho executado na capital e no interior.
Outros cinco automóveis (com adaptações para autoescola) e mais cinco motocicletas 160 cilindradas foram repassados ao Detran para início das atividades do Programa Aprova Mais, que vai treinar e providenciar retestes às pessoas de baixa renda.
“Estamos cada vez mais próximos da população, de quem precisa de um serviço de excelência. A equipe do Detran tem feito um trabalho que está marcado na história do Acre, mudando essa imagem que as pessoas tinham desse órgão importante. O Departamento de Trânsito tem hoje outra filosofia e ajuda o governo com recursos para investimentos em áreas estratégicas, como saúde, segurança e infraestrutura”, disse o governador Gladson Cameli.
Programa Aprova Mais
O maior programa de inclusão social da história do Detran, o CNH Social, beneficiou até agora 7 mil pessoas e vai atender 22 mil até o fim de 2026. A iniciativa prevê a realização de até três retestes teóricos e práticos para os candidatos selecionados.
Paralelo ao CNH Social, o Detran resolveu criar mais uma iniciativa para atender às pessoas de baixa renda, desta vez àquelas que tentaram se habilitar e ainda não tiveram sucesso. O Aprova Mais vai auxiliar com aulas práticas e retestes os candidatos à primeira habilitação que ainda não conseguiram aprovação.
Os veículos adquiridos pelo governo do Estado serão utilizados por essas pessoas, gerando economia para o cidadão, a partir do início das atividades do Programa Aprova Mais. O edital do programa deve ser publicado nos próximos dias.
Concurso
Ainda na solenidade, o governador autorizou a publicação de uma edição extra do Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira, 8, do edital de concurso público para provimento de 91 vagas efetivas no Departamento Estadual de Trânsito do Acre.
O concurso, organizado pelo Instituto AOCP, ofertará vagas para os cargos de agente de autoridade de trânsito, analista de sistemas, analista de trânsito, assistente de trânsito, contador, engenheiro civil, examinador e pedagogo, todos de nível superior.
A jornada de trabalho é de 40 horas semanais e os salários iniciais variam de R$ 7.015,70 a R$ 9.561,76. Além de prova objetiva, haverá ainda testes psicotécnico e toxicológico, além de investigação social e criminal e, para alguns cargos, teste de aptidão física.
As vagas estão distribuídas nos municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Brasileia, Acrelândia, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Walter, Rodrigues Alves e Senador Guiomard. Os interessados deverão realizar inscrição no site do Instituto AOCP.