..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Gladson exonera Adelaide de Fátima de diretoria do IMAC, após decisão da Justiça

Gladson exonera Adelaide de Fátima de diretoria do IMAC, após decisão da Justiça

O governador Gladson Cameli (Progressistas) exonerou na manhã desta segunda-feira (15) do cargo de diretora no Instituto de Meio Ambiente e Análises Climáticas do Acre – IMAC, a empresária do ramo madeireiro, Adelaide de Fátima. O decreto com a exoneração foi publicado na edição desta segunda-feira.

Uma decisão do juiz Raimundo Nonato, da 3º Vara Criminal de Rio Branco, determinava o afastamento cautelar de Adelaide das funções junto ao IMAC. O magistrado alegou haver conflitos de interesses.

Na época, a diretora foi denunciada pelo MPF pelos crimes de falsidade ideológica, por dificultar a fiscalização do Poder Público em questões ambientais e por adquirir madeira sem licença válida.

O MPF informou que as nomeações para cargos públicos, ainda que em comissão, devem observar os princípios constitucionais de legalidade, impessoalidade, publicidade e eficiência.

Além disso, o órgão reforça que Adelaide é presidente do sindicato do setor madeireiro e proprietária de uma empresa madeireira, o que caracteriza conflito de interesses. Além de que o ocupante de cargo ou emprego público no poder Executivo deve agir de modo a prevenir e impedir possível conflito de interesses e a resguardar informação privilegiada.