O início da colheita de 250 hectares de milho na fazenda Oeste no KM-52 da BR-317, em Capixaba, marcou o lançamento nesta terça-feira (24) do Plano Safra 2021/2022 do governo do Estado.
Do evento participaram o governador Gladson Cameli, produtores rurais e políticos, além do proprietário da área, Moacir Comunello.
Nesta safra, a fazenda Oeste espera chegar a 18 mil sacas de milho, aproximadamente 900 toneladas do grão. Toda produção será destinada ao consumo do mercado local.
A parceria entre o fazendeiro e o Estado prevê o aluguel de uma colheitadeira por um terço do valor de mercado. O proprietário da área contrata o operador e compra o óleo para o trabalho da colheita.
"Fico com orgulho de receber vocês aqui. Fui muito bem recebido nesse estado. Produzir soja era uma coisa que a gente era acostumado a vida inteira e quando eu cheguei aqui era proibido, mas agora foi aberta essa oportunidade. Eu nunca vi um Estado oferecer patrulha para a gente trabalhar como aqui. São equipamentos de primeiro mundo. Estou muito feliz e agradecido com a presença do governo", disse o produtor rural Moacir Comunello.
Até o final de 2022, o governo tem a meta de beneficiar com a mecanização agrícola pelo menos cinco mil produtores rurais. Isso será possível com investimentos de R$ 70 milhões para a compra de novas máquinas e equipamentos.
"O que a gente está querendo é respeitar as leis ambientais e ao mesmo tempo criar os meios para que as pessoas possam investir no Estado. E é aquilo que eu digo: 'se cada um fizer a sua parte nós vamos deixar de ser o rabo do cavalo para ser a cabeça", ressaltou o governador Gladson Cameli.