O governador Gladson Cameli (PP) conseguiu a aprovação da Assembleia Legislativa do Acre nesta terça-feira (5) em um projeto de autoria dele, que visa rever a nomenclatura da Secretaria de Meio Ambiente, que deixou de abrigar as Políticas para os Povos Indígenas, como a criação de uma secretaria específica para isso.
Com a aprovação, a antes conhecida Secretaria de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (SEMAPI) passa a ser chamar Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Julie Messias segue no comando da pasta.
Já a pasta que cuidará da pauta indígena será denominada de Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas (SEPI). A Secretaria está sob o comando de Francisca Arara.
Na reforma administrativa deste ano, o governador Gladson Cameli criou a Secretaria de Estado de Relações Federativas (SERF), mas desistiu e resolveu repassar à Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), comandada por Ricardo Brandão, a coordenação, supervisão e execução do apoio técnico, administrativo e logístico do Poder Executivo e seus agentes em Brasília, por meio da Diretoria de Relações Federativas.
A Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos teve a sigla alterada de SEASD para SEASDH.