..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Gladson sente indisposição e Major Rocha o representa em reunião por videoconferência com ministro da Saúde

Gladson sente indisposição e Major Rocha o representa em reunião por videoconferência com ministro da Saúde

O vice-governador Major Rocha representou na manhã desta terça-feira (28) o governador Gladson Cameli em uma reunião por videoconferência com o ministro da Saúde, Nelson Teich. Cameli teria sentido uma indisposição e por isso pediu a seu vice que o representasse.

Ao lado do chefe da Casa Civil, Ribamar Trindade, e do secretário de Saúde, Alysson Bestene, Rocha citou o esforço do governo estadual em meio à crise, mas revelou a dificuldade encontrada para aquisição de insumos e equipamentos, como respiradores, monitores, equipamentos de proteção individual (EPIs) e testes rápidos. O gestor enfatizou que salvar vidas é a maior prioridade do momento e solicitou o apoio imediato do governo federal ao Acre.

“Este é mais um apelo para que o ministro da Saúde nos ajude a enfrentar este momento difícil que o nosso estado vive. Assumimos o governo sabendo que o Acre já vinha passando por muitos problemas na área da Saúde e com a pandemia do coronavírus, a situação se complicou ainda mais. Por isso, é muito importante que a União olhe para os estados. Recebemos dez leitos de UTI, mais ainda não recebemos os respiradores. O nosso pleito é que os leitos que serão disponibilizados pelo governo federal contemplem ainda mais o Acre, com uma quantidade que seja suficiente para fazermos frente a essa dificuldade”, afirmou Rocha.

O secretário de Saúde, Alysson Bestene, explicou as ações desempenhadas desde a confirmação dos primeiros casos da doença. Ele citou a ampliação no número de leitos de  UTI, preparação para a montagem de dois hospitais de campanha, distribuição de 4 mil testes rápidos para municípios do interior e a recente habilitação do Laboratório Central (Lacen), por parte do Ministério da Saúde, para analisar os testes de coronavírus.