Pacto pela Saúde. Esse foi o objetivo da reunião entre Gladson Cameli, integrantes do Sindicato dos Trabalhadores do setor e a secretária de Saúde do Estado do Acre, Mônica Kanaan, na tarde deste sábado, 03, no escritório de trabalho do governador.
Na oportunidade, os servidores da Saúde puderam expôr os principais problemas enfrentados pela categoria e principalmente as dificuldades de trabalho no Pronto Socorro.
Houve relatos do déficit de servidores na unidade. Falta médicos e enfermeiros para atender a enorme demanda na maior unidade de Saúde do Acre. A classe também voltou a cobrar um plano de carreira e o ticket alimentação.
O presidente do Sintesac, Adailton Cruz, lamentou o que ele considera "uma situação deplorável" no Hospital de Urgência e Emergência a poucos dias da inauguração da chamada verticalização da unidade.
"O Pronto Socorro está numa situação deplorável. O déficit de pessoal é imenso. É um Técnico para assumir mais de 20 pacientes. A gente vai aguardar até o dia 30 de setembro."
O governador Gladson Cameli reforçou a urgente necessidade da união entre a cúpula da Saúde, os sindicatos e servidores.
"Preciso que a gente possa de uma vez por todas, juntos, colocar a Saúde nos trilhos. Vamos fazer um pacto de a gente colocar a Saúde nos trilhos."