R$ 120 milhões foram bloqueados pelo STJ
Além de ordenar que o governador Gladson Cameli (PP) entregue o passaporte em 24 horas, a ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Nancy Andrighi, relatora do caso, determinou o afastamento das funções públicas de 34 envolvidos. Eles estão proibidos de acessarem órgãos públicos e manter contato entre si. Entre os afastados estão o diretor-presidente do Deracre, Petrônio Antunes, e Cirleudo Alencar, secretário de Estado de Obras Públicas.
Nesta terceira fase da investigação, a Polícia Federal busca o ressarcimento de parte dos valores desviados dos cofres públicos. Nesse sentindo, o STJ determinou a indisponibilidade de aproximadamente R$ 120 milhões, por meio do bloqueio de contas e sequestro de aeronaves, casas e apartamentos de luxo adquiridos como proveito dos crimes. Na mesma decisão, 15 empresas investigadas tiveram suas atividades econômicas suspensas por determinação do Tribunal Superior.
O governador Gladson Cameli está em Brasília cumprindo agenda oficial. Ele foi notificado nas primeiras horas pelos federais em seu apartamento no condomínio Lake View, que fica no Lago Sul, região nobre do Distrito Federal.
Fotos: Hugo Barreto/Metropóles