O Acre alcançou status de zona livre de aftosa sem vacinação. A conquista foi comemorada pelo governador Gladson Cameli, secretários e representantes da pecuária local em um evento na fazenda Nova Era, do Grupo Leite, em Senador Guiomard, nesta terça-feira (18).
Cameli lembrou que o Acre deve viver um novo momento no setor pecuário com o reconhecimento do Mapa, o Ministério da Agricultura,
e "poderá conquistar novos mercados internacionais para exportar a nossa carne. Essa conquista traz benefícios para todos. Com a pecuária forte e valorizada o estado cresce e gera mais emprego e renda à população", acrescentou.
O estado, que atualmente possui cerca de 3,5 milhões de bovinos que geram, por ano, renda de R$ 1,5 bilhão, tem vacinado seu rebanho há 20 anos ininterruptos com duas campanhas por ano, e já era reconhecido internacionalmente pela Organização Mundial da Saúde Animal como zona livre de aftosa com vacinação há 14 anos.
De acordo com a instrução normativa assinada pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, o Acre será oficialmente reconhecido área livre da febre aftosa sem vacinação a partir de 1º de setembro deste ano.