..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Governador Gladson Cameli debate repartição de ICMS com 16 prefeitos acreanos

Governador Gladson Cameli debate repartição de ICMS com 16 prefeitos acreanos

Governador está determinado a regulamentar lei estadual que se arrasta há quase 30 anos sobre regras na distribuição do imposto entre os municípios

O governador do Estado do Acre, Gladson Cameli, afirmou na tarde desta terça-feira, 16, que está empenhado em encontrar a melhor solução no que se refere a divisão da arrecadação do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços(ICMS) entre os 22 municípios acreanos.

“Tem que ser bom para todos e eu, como chefe do Poder Executivo, não quero prejudicar as prefeituras e esta é uma solicitação que eles têm todo o direito em fazer porque se estivesse no lugar deles estaria fazendo o mesmo e o que eu tenho pedido as equipes econômicas do governo e a das prefeituras é que entrem no meio termo para que possamos ter 100% de transparência e avançar nesta discussão”, enfatizou Cameli.

O encontro realizado na sede da Associação dos Municípios do Acre(Amac) contou com a presença de 16 prefeitos acreanos que ficaram entusiasmados com a postura do governador em resolver o impasse.

O artigo 156 da Constituição Federal assegura que 75% do valor arrecado com o tributo sejam destinados ao Tesouro Estadual. Já os 25% restantes devem ser divididos entre os municípios. No Acre, a lei complementar Nº 63, proposta em 1990, trouxe interpretação ambígua sobre o percentual que cada cidade deve receber.

Quase três décadas já se passaram, porém a lei segue sem regulamentação. Focado em melhorar a vida da população, o Governo do Estado entende que chegou o momento de estabelecer regras sobre a porcentagem que cada prefeitura deve receber de maneira equânime, proporcionando o desenvolvimento de todos os municípios do Estado.

DEBATE 02

Expectativa é divisão do ICMS entre os municípios seja regulamentada ainda este ano

A secretária de Estado da Fazenda, Semírames Dias, lembrou que diferente de administrações passadas, a gestão liderada por Gladson Cameli tem estabelecido um diálogo franco e permanente com as prefeituras municipais.

A gestora revelou ainda que todos os repasses financeiros referentes a arrecadação do ICMS deste ano estão sendo feitos sem atrasos e que o Acre tem sido exemplo nacional sobre o tema, quando comparado a outros estados brasileiros que enfrentam uma forte crise financeira.

Durante sua fala, a prefeita de Rio Branco e presidente da Amac, Socorro Neri, citou que um grupo especial de trabalho foi criado para discutir e estabelecer as regras que definirão os parâmetros sobre a divisão do tributo entre os municípios. A expectativa é que um novo projeto de lei complementar seja encaminhado para votação na Assembleia Legislativa até o fim deste ano.