..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Governador Gladson Cameli participa de reunião estratégica do Conselho da Amazônia Legal

Governador Gladson Cameli participa de reunião estratégica do Conselho da Amazônia Legal

Em videoconferência, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, reuniu os representantes do Conselho da Amazônia Legal, formado pelos governadores do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, para apresentar as ações estratégicas que serão executadas pelo conselho no combate ao desmatamento e queimadas ilegais. A reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 2, serviu ainda para anunciar a criação da Comissão de Saúde e Cidadania da Amazônia Legal para enfrentamento à Covid-19.

Na abertura da reunião, Mourão manifestou sua preocupação diante da crise ocasionada pela Covid-19 que, segundo ele, irá afetar todas as ações emergenciais constantes no planejamento estratégico elaborado pós-encontro do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal, no 20º Fórum de Governadores. Ao apresentar o decreto que criou o Conselho da Amazônia Legal, o vice-presidente falou da necessidade de readequar e priorizar ações integradas entre a União, estados e municípios, em pontos críticos, com maior incidência de desmatamento e queimadas ilegais.

Em resposta, o governador do Acre, Gladson Cameli, parabenizou o vice-presidente e sua equipe pela rapidez na elaboração das estratégias, com base nos debates apresentados durante o 20º Fórum de Governadores.

“O vice-presidente Mourão mostrou mais que um modelo de gestão ambiental voltada para o desenvolvimento da Amazônia, ele apresentou, em pouco tempo, ações estratégicas que vão possibilitar bons resultados a curto, médio e longo prazo. O Acre estará alinhado com o planejamento apresentado aqui pelo Conselho da Amazônia Legal para combate do desmatamento e queimadas ilegais. Reafirmo total apoio quanto à aprovação da lei ambiental específica. Queremos desenvolvimento que una proteção, preservação e respeito a nosso povo”, destacou Cameli.

Mourão anunciou a criação do Gabinete de Prevenção e Combate ao Desmatamento e às Queimadas (GSI-PR), que contará com sistema operacional de inteligência integrado com sistemas de sensoriamento e imagens. Além disso, ele destacou a ativação dos Centros de Comando e Controle Avançados em Belém, Porto Velho e Manaus. A proposta é que ações imediatas sejam executadas mediante as necessidades de cada estado.

Paralelamente, serão realizadas ações de prevenção à expansão da Covid-19 na Amazônia; acompanhamento e execução do Programa Floresta+; reativação do Fundo da Amazônia e financiamentos internacionais. Mourão explicou que é prioridade para o governo federal atuar no fortalecimento da organização do Tratado de Cooperação Amazônica e do Núcleo da Força Nacional Ambiental. Ele conclamou os governadores a unirem esforços também na aprovação da legislação ambiental específica para os estados que compõem a Amazônia.

Participaram da videoconferência: a prefeita de Rio Branco, Socorro Neri; o procurador-geral do Estado, João Paulo Setti; o Chefe da Casa Civil, Ribamar Trindade; o secretário Estadual de Saúde, Alysson Bestene; o secretário Estadual de Planejamento e Gestão, coronel Ricardo Brandão; e a secretária Estadual de Comunicação, Silvânia Pinheiro.