..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Governador Gladson Cameli reforça compromisso ambiental do Acre em encontro com delegação europeia

Governador Gladson Cameli reforça compromisso ambiental do Acre em encontro com delegação europeia

O governador Gladson Cameli participou na manhã desta sexta-feira, 14, no Palácio Rio Branco, de uma reunião com Carlos Aragón, secretário executivo do GCF Task Force (Fórum Global dos Governadores para Clima e Floresta) no Brasil, e representantes de agências de cooperação da Itália, França e Espanha. O encontro visou fortalecer as ações ambientais no Acre e consolidar parcerias internacionais.

O GCF é uma força-tarefa subnacional, estabelecida em 2008, que promove cooperação em políticas climáticas, financiamento, troca de tecnologia e pesquisa. A organização envolve 38 estados e províncias de diversos países, incluindo Brasil, Colômbia, Costa do Marfim, Equador, Espanha, Estados Unidos, Indonésia, México, Nigéria e Peru, com o objetivo de integrar políticas de REDD+ (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal) e outras iniciativas de redução de emissões de gases de efeito estufa.

Entre os participantes do encontro também estavam Pietro Graziani e Marco Camacho, da Agência de Cooperação Italiana; Julie Messias, secretária de Estado do Meio Ambiente do Acre. A delegação da União Europeia apresentou o programa Amazônia+, que visa fortalecer iniciativas de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável.

O Acre tem se destacado pela significativa redução do desmatamento, a maior desde 2019, equivalente a mais de 33.400 campos de futebol, conforme mapeamento da Sema. O resultado reflete a eficácia da governança ambiental implementada no estado. Como reconhecimento, o projeto Acre: Rumo ao Desmatamento Ilegal Zero foi aprovado pelo Fundo Amazônia, garantindo um investimento de R$ 98 milhões para fortalecer as iniciativas locais.

CAMELIREUNI2Comitiva trouxe representantes da Itália, França e Espanha. Foto: José Caminha/Secom

Compromisso com a sustentabilidade

Julie Messias destacou a importância das áreas florestais, que representam 84% do território do Acre, e ressaltou o trabalho de recuperação e aproveitamento das áreas já abertas, com uma abordagem transversal. Ela mencionou a cooperação com os estados vizinhos Pando (Bolívia) e Madre de Dios (Peru), como parte do programa Amazônia+, promovido pela União Europeia.

“Nosso foco é na integração das políticas ambientais com o desenvolvimento econômico, garantindo que as comunidades locais se beneficiem diretamente dessas iniciativas. Trabalhamos em estreita colaboração com parceiros internacionais para fortalecer nossas estratégias e atingir nossos objetivos de preservação e progresso”, afirmou a secretária do Meio Ambiente do Acre.

O governador Gladson Cameli reforçou o compromisso do governo estadual com a agenda ambiental. “Desde que assumi, em 2019, temos colocado o Acre no protagonismo dessa pauta. Iniciamos o verão amazônico com uma série de ações para fortalecer a preservação e o desenvolvimento, com foco no crescimento social e econômico das pessoas”, declarou.

Perspectivas futuras

Carlos Aragón enfatizou a importância da mobilização dos parceiros para fortalecer as discussões do GCF, que terá uma ampla agenda de eventos no segundo semestre. Destacou que a COP do próximo ano será realizada no Brasil e o próximo encontro de governadores do GCF será no Acre. “Queremos que essa visita seja o primeiro passo para uma cooperação mais estreita com a União Europeia. O Amazônia+ é fundamental para nós e está muito alinhado com nossos objetivos”, afirmou.

O encontro reforça a determinação do Acre em se tornar um modelo de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável, com forte apoio e cooperação internacional.