..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Governadores de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Goiás superam Lula em aprovação, aponta pesquisa Genial/Quaest

Governadores de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Goiás superam Lula em aprovação, aponta pesquisa Genial/Quaest

Governadores cotados como potenciais sucessores do ex-presidente Jair Bolsonaro na disputa presidencial de 2026 apresentam índices de aprovação superiores ao do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Foi o que revelou o levantamento divulgado pela Genial/Quaest. Entre os destaques estão Ronaldo Caiado (União Brasil), Ratinho Júnior (PSD), Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Romeu Zema (NOVO).

Em Goiás, Caiado obteve 86% de aprovação, contra 49% de Lula. A desaprovação ao governador ficou em 12%, enquanto o petista foi desaprovado por 59% dos eleitores goianos. O cenário se repete no Paraná, onde Ratinho Júnior é aprovado por 79% do eleitorado, contra 44% de Lula.
A desaprovação ao governador estadual foi de 17%, enquanto o presidente alcançou 54%.

Em São Paulo, Tarcísio de Freitas também registra números superiores. O governador é aprovado por 62% dos eleitores paulistas, com 29% de desaprovação. Lula, por sua vez, tem aprovação de 50% e desaprovação de 48%. Já em Minas Gerais, Zema atinge 62% de aprovação e 31% de desaprovação, enquanto Lula apresenta 52% de aprovação e 47% de desaprovação.

A pesquisa ouviu 4.410 eleitores entre os dias 4 e 7 de abril deste ano, com margens de erro variando de 2,4 a 2,9 pontos percentuais, dependendo do Estado. Com a distância entre aprovação e desaprovação reduzida de 11 para cinco pontos percentuais, os números acendem um alerta para a gestão de Lula.