..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Governo alega ‘invasão de competências da União’ para vetar projeto de Chico Viga

Governo alega ‘invasão de competências da União’ para vetar projeto de Chico Viga

Apresentando vício de inconstitucionalidade formal, o projeto de lei de autoria do deputado Chico Viga (PDT), que estabelece o fechamento automático de conta corrente em inatividade por 180 dias, sem cobrança de taxas, foi vetado pelo governador Gladson Cameli (PP). A publicação do veto está no Diário Oficial desta segunda-feira (2).

Gladson afirma que ao consultar a Procuradoria Geral do Estado (PGE), esta se manifestou pelo veto por esta invadir competências que são próprias da União, como legislar sobre matéria que trata sobre o sistema financeiro nacional. O veto diz ainda que cabe ao Conselho Monetário Nacional às mudanças e não às assembleias legislativas.

“Dentro desse horizonte, é possível se constatar que, por força constitucional e legal, à União, por meio do Conselho Monetário Nacional, caberá editar atos normativos, tendo por objetivo a regulamentação da cobrança de tarifas bancárias. Por assim dizer, o projeto de lei em exame invade a competência da União, para legislar sobre política de crédito e a normatização das tarifas bancárias, bem como acerca da fiscalização de operações de cunho financeiro”, diz parte do veto.

Quando aprovado em dezembro do ano passado, os deputados alegaram que a matéria tinha um cunho mais próximo do direito do consumidor, o que não invadiria a competência da União e dos Estados.