Com um grande enfoque no desenvolvimento do agronegócio no Acre, o governador Gladson Cameli definiu como prioridade a solução de problemas herdados no setor, como a insuficiência de assistência técnica rural aos programas de fomento.
A técnica agrícola Maria Gleiciane disse que, no Polo Agroflorestal de Cruzeiro do Sul, praticamente todas as famílias já foram atendidas. “Falta apenas um atendimento para se concluir o levantamento e o diagnóstico da situação destes projetos”.
Nas visitas dos representantes do escritório local, além do diagnóstico da cadeia da fruticultura, outras culturas também recebem assistência técnica dinamizando o trabalho e beneficiando ainda mais os produtores.
Aldair Pereira, agrônomo da Sepa, destaca que há muito trabalho em diversas frentes, mas que esse é um atendimento prioritário, principalmente para o benefício dos pequenos produtores da agricultura familiar.
“Há muita demanda de informações técnicas pelos produtores, não só da fruticultura, mas também sobre o plantio de pimenta e outras culturas, principalmente sobre técnicas de manejo de pragas e doenças, que podem ajudar muito para evitar perdas de produção”, relata o agrônomo.