Com o objetivo de alçar o crescimento do setor industrial, promover e incentivar a abertura e vinda de novas indústrias para o Acre, a Comissão da Política de Incentivo às Atividades Industriais do Estado do Acre (Copiai), em parceria com o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seitc), tem atuado ativamente no fortalecimento do setor no estado.
A comissão realizou, na manhã desta quarta-feira, 21, na sala de reuniões da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), a última reunião deliberativa deste ano, visando tratar sobre processos de concessão de terrenos no Distrito Industrial e concessão de incentivos fiscais, que hoje possibilitam redução de 85 à 95% de redução do ICMS.
Somente este ano, a Copiai já concedeu quase R$ 20 milhões em incentivos fiscais baseados na Lei 1.358/2000, e já apreciou mais de 40 processos relacionados.
“O governo, por intermédio da Seict e da Copiai, vem cumprindo sua missão de analisar e deliberar sobre pedidos de concessão de terrenos e de incentivos fiscais, visando o desenvolvimento do setor industrial acreano”, destaca Assurbanípal Barbary, titular da pasta.
Comissão reunida para a última reunião deliberativa do ano. Foto: Alessandro Silva/Seict
O conselheiro Manoel Monteiro da Organização de Cooperativas Brasileiras (OCB) enalteceu a importância da comissão para o setor industrial do Acre.
“A comissão é de uma importância primordial, primeiro pelo incentivo que ela e o Estado dão às indústrias acreanas e trazendo empresários para investir no estado. A quantidade de famílias beneficiadas por meio dos números de empregos gerados por essa iniciativa é fantástica. Espero que continue essa excelente ideia”, disse o conselheiro.
Já o conselheiro José Thomaz de Melo, aproveitou para explicar o papel deles dentro da comissão:
“Temos que fazer a política de incentivo ir além desta de analisar os processos aqui existentes. Temos a missão de fiscalizar e conhecer os processos, onde ficam e como vão funcionar, para quando vier a votação, possamos ter propriedade sobre o processo em questão”, destaca.
Ao final, os conselheiros receberam do governo do Estado um certificado de agradecimento pelos relevantes serviços prestados na comissão.