..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Governo declara situação de emergência por problemas no abastecimento de água

Governo declara situação de emergência por problemas no abastecimento de água

O Diário Oficial do Acre publicou nesta sexta-feira, dia 18, decreto governamental que declara situação de emergência na área da ETA II, em Rio Branco, onde problemas estruturais prejudicam o abastecimento de água da capital. O problema é antigo e tem sido corrigido de forma paliativa.

O decreto governamental destaca a erosão na encosta do Rio Acre e movimento de massa na área da capitação de água da ETA II, o que, segundo o governo, “vem acarretando sérios problemas em todas as estruturas físicas, principalmente na lagoa de decantação com a presença de fissuras, trincas, rachaduras, desabamento das passarelas de circulação”, diz o documento.

Ainda de acordo com o decreto, houve o rompimento da estrutura do extravasor e sinais semelhantes na subestação de energia, gerando insegurança e comprometendo ao funcionamento. O medo é que com a aproximação do inverno o problema de erosão piore ainda mais, ao passo que prejudique mais o abastecimento.

“Com a chegada do período do inverno amazônico com o aumento considerado das chuvas sob um solo instável da região da capitação da ETA II, aumentará o processo erosivo e os danos nas estruturas já atingidas e consequentemente colapso total na capitação de água e danos para a população de Rio Branco que dependem em grande parte dos trabalhos de capitação”, lembra o decreto.

A tentativa de Gladson Cameli é de achar uma solução para não deixar a população em meio à pandemia da Covid-19, sem água. O decreto de situação de emergência já está valendo.