..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Governo do Acre apresenta experiências de sucesso no mercado de carbono em evento da Frente Nacional de Prefeitos

Governo do Acre apresenta experiências de sucesso no mercado de carbono em evento da Frente Nacional de Prefeitos

O governo do Acre foi convidado a participar da 1ª edição do debate “Reflexões sobre o futuro das cidades”, promovido pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em parceria com a Prefeitura de João Pessoa (PB). O presidente do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), Leonardo Carvalho, representou o governador Gladson Cameli.

Carvalho foi convidado a compor a mesa intitulada “O mercado de crédito de carbono e novas oportunidades de receitas para os municípios”, que contou com a presença de Gabriella Dorlhiac, diretora executiva da Internacional Chamber of Commerce (ICC Brasil) e Marcelo Miterhof, economista e assessor da Diretoria de Infraestrutura, Transição Energética e Mudança Climática do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A apresentação do presidente, realizada na noite de quinta-feira, 1º, foi uma oportunidade para compartilhar as experiências exitosas do Estado com o primeiro Programa Jurisdicional em Redução do Desmatamento e Degradação Ambiental (REDD+), implementado por meio do Programa REM, uma iniciativa da Alemanha e Reino Unido que beneficia  comunidades tradicionais e indígenas em todo o Acre.

CARBONO2Estado do Acre foi  convidado a participar do 1ª Edição do “Reflexões sobre o futuro das cidades”, promovido pela Frente Nacional de Prefeitos. Foto: Ascom da FNP

Com a temática “A experiência do Acre no mercado de carbono”, o presidente apresentou como podem se dar as oportunidades do mercado de carbono para os demais municípios.  Ele ressaltou ainda que o estado possui um arcabouço jurídico instituído, por meio da Lei Estadual do Sistema de Incentivo a Serviços Ambientais (Sisa), que assegura o pioneirismo na implementação de projetos de REDD+, considerado modelo para o Brasil e exemplo para o mundo.

“Pudemos apresentar o arcabouço jurídico do Sisa, seu funcionamento, e toda a estrutura que o Acre possui, com destaque para as instâncias de governança e transparência. O evento é uma excelente oportunidade para ampliar o conhecimento acerca dessa estrutura de execução, e as possibilidades de captação de recursos, a partir desses instrumentos econômicos, com especial destaque à Companhia de Desenvolvimento a Serviços Ambientais [CDSA], sociedade de economia mista criada para atuar no desenvolvimento e captação de negócios no mercado de crédito de carbono”.

No encerramento de sua apresentação, Carvalho destacou ainda as parcerias existentes e todo o esforço do governador Gladson Cameli para atrair oportunidades de investimentos para o financiamento de políticas públicas ambientais e projetos que busquem a redução do desmatamento e dos impactos globais causados pelas mudanças climáticas, com respeito às populações tradicionais e indígenas que cuidam e conservam nossas florestas.