..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Governo do Acre cria trem da alegria para acomodar aliados em empresas em fase de liquidação

Governo do Acre cria trem da alegria para acomodar aliados em empresas em fase de liquidação

As empresas estatais em fase de liquidação que foram usadas nas administrações petistas para acomodar dirigentes e filiados de partidos de sua base de apoio deverão manter a mesma finalidade no governo de políticos que fizeram oposição à Frente Popular do Acre e criticavam a prática.

Um verdadeiro trem da alegria. Assim pode ser definido o volume de cargos criados para acomodar aliados do governo progressista em empresas já em fase de liquidação. Acredata, Codisacre e Sanacre abrigam juntas mais de 50 cargos comissionados e 283 funções gratificadas distribuídas.

Na Companhia de Desenvolvimento Industrial do Acre (Codisacre), por exemplo, há CECs que variam de 1 a 7, o nível. Ou seja, remunerações que beiram os R$ 8 mil mensais. Acontece que a Companhia está em fase de liquidação, em outras palavras encerrando as atividades. São 76 servidores com funções gratificadas no total. CECs foram 17.

Caso semelhante o da Acredata que criou-se 11 funções gratificadas (FG1, FG2, FG3, FG4, FG5, FG6, FG7, FG8, FG9, FG10, FG11), que serão pagas a nada mais nada menos que 72 pessoas do quadro efetivo. Quanto às CECs, serão sete níveis (CEC-1, CEC-2, CEC-3, CEC-4, CEC-5, CEC-6, CEC-7) distribuídos em 12 cargos de confiança.

Ao analisar o quadro da Companhia de Saneamento do Estado do Acre (Sanacre), foram criadas 21 CECs entre CEC-1 a CEC-7. As funções gratificadas foram 135 na escala de FG1 a FG-11. Nos governos do PT foi criado o Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa) que cumpre a mesma finalizada da Sanacre.

Os acionistas da Cageacre já definiram o quantitativo de cargos. O documento foi publicado no Diário Oficial e encaminhado à Casa Civil para análise e aprovação. A ata da reunião que definiu a quantidade de cargos que deverão ser criados nas empresas em liquidação foi publicada no Diário Oficial do 25 de abril.