O Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), firmou parceria com a Casa Terapêutica Shalon, localizada em Rio Branco, com o objetivo de fortalecer a recuperação de dependentes químicos no Estado. No início do mês, a vice-governadora e titular da SEASDH, Mailza Assis, visitou a instituição e inaugurou uma Sala de Multimídia destinada à capacitação dos acolhidos, uma medida que visa promover a reintegração social e a autonomia das pessoas em recuperação.
Recepcionada pela equipe de coordenação da Casa Shalon e pelo presidente da Crista de Apoio e Acolhimento a Pessoas em Estado de Vulnerabilidade (Acapev), Pastor Francelino da Cruz, Mailza conheceu as dependências da casa e dialogou com os responsáveis sobre novas possibilidades de parcerias. Durante a visita, a vice-governadora enfatizou a importância de um atendimento humanizado e especializado para as pessoas em situação de vulnerabilidade social, especialmente aquelas que enfrentam a dependência química.
Uma das principais ações que serão implementadas em parceria com a Casa Shalon é a promoção da inclusão social. O Estado irá expandir o Programa Guarda Roupa Social, que visa fornecer roupas e outros itens básicos para os internos da instituição, além de garantir o direito ao acesso à documentação. O presidente da casa acolhedora, Elton Fonseca, destacou que a falta de documentos foi uma das principais dificuldades enfrentadas pelos acolhidos, o que muitas vezes dificulta o processo de reintegração social.