O Governo do Acre quer usar cerca de 10 mil doses de vacinas anticovid que estão armazenadas no PNI, em Rio Branco, e que não foram utilizadas pelos indígenas. Os imunizantes foram enviados ao público, mas os indígenas em muitos casos se recusam a receberem a vacina.
Segundo informações obtidas pelo Notícias da Hora, o secretário de saúde do Acre, Alysson Bestene, solicitou à Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), por meio de ofício, que as doses sejam entregue em forma de empréstimo, o que possibilitaria a retomada da vacinação de primeira dose na capital acreana, suspensa desde a tarde de terça-feira, dia 22.
“A Comissão Intergestores Bipartite – CIB/AC resolve pactuar a solicitação de envio ao Ministério da Saúde, objetivando a autorização de utilização das dez mil doses direcionadas (reservadas) aos Povos Indígenas, para antecipação da vacinação do grupo das “Forças de Segurança e Salvamento”, explica o secretário, no ofício.
Tão logo novas doses sejam enviadas ao Acre, esses imunizantes deverão ser devolvidos. A previsão de que o pedido feito pelo governo acreano seja atendido ainda nesta semana, garantindo a retomada da vacinação dos agentes de segurança pública e salvamento.