O governador do Acre, Gladson Cameli, sancionou nesta sexta-feira, 1° de novembro, por meio do Diário Oficial do Estado (DOE), a Bolsa Qualificação para os servidores da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre). O auxílio financeiro, no valor de R$ 4.100, beneficiará mais de 7 mil servidores da área da saúde.
De acordo com o decreto, a bolsa será direcionada a servidores efetivos, temporários, especiais e de caráter provisório em extinção que estejam em atividade na Sesacre e na Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) por mais de 30 dias. O objetivo é incentivar a qualificação dos profissionais da saúde e oferecer melhores condições de capacitação.
Contudo, a medida exclui do benefício servidores ocupantes exclusivamente de cargos em comissão e aqueles cedidos conforme previsto no artigo 141 da Lei Complementar nº 39, de 29 de dezembro de 1993. Com essa limitação, o governo busca priorizar os trabalhadores diretamente envolvidos no atendimento e gestão dos serviços de Saúde pública. Gladson destacou que a bolsa é um incentivo importante para valorizar e aprimorar o serviço de Saúde, assegurando o reconhecimento dos profissionais.