O Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead), anunciou a suspensão temporária do endereço eletrônico utilizado para a atualização cadastral dos servidores estaduais. A medida visa aprimorar a gestão de recursos humanos e garantir a regularidade dos dados dos servidores.
A previsão é que o serviço seja restabelecido na primeira quinzena de março deste ano, permitindo que os servidores regularizem seus cadastros de acordo com o novo modelo implantado em 2024.
Desde então, a atualização cadastral passou a ser realizada no mês de aniversário de cada servidor, abrangendo efetivos, agentes políticos, cargos comissionados, contratados por tempo determinado, empregados públicos e militares em atividade.
Embora o sistema esteja temporariamente fora do ar, a Sead assegura que os servidores não serão prejudicados. O pagamento dos salários continuará normal, e aqueles que fazem aniversário em janeiro, fevereiro e março, e ainda não realizaram a atualização, poderão regularizar a situação assim que o site for restabelecido.
O diretor de Gestão de Pessoas da Sead, Fábio Lima, explicou que, durante o período de suspensão, os servidores podem regularizar pendências diretamente com o setor de Recursos Humanos (RH) do órgão ao qual estão vinculados. “Os servidores não serão prejudicados de forma alguma. Durante a suspensão, o gerenciamento de pendências está sendo feito pelos RHs de cada órgão”, afirmou Lima.
A suspensão do serviço também tem um objetivo estratégico. Lima destacou que a interrupção visa evoluir o sistema de atualização cadastral, aprimorando aspectos como acessibilidade para os usuários e a geração de relatórios mais dinâmicos para facilitar a gestão interna. “Melhorias estão sendo implementadas para oferecer um processo mais ágil e eficiente, o que trará benefícios para a celeridade nos fluxos do RH”, explicou o diretor.