A vice-governadora Mailza Assis, demonstrando o compromisso do governo do Estado em melhorar a Segurança Pública do Acre, assinalou mais um importante avanço ao devolver oficialmente o serviço 190 à população do Juruá, neste sábado (19), em Cruzeiro do Sul.
Em funcionamento desde o último dia 21 de março, a volta do atendimento telefônico de emergência da Polícia Militar (PMAC) era um antigo anseio da população.
“Segurança de verdade começa com resposta rápida e, hoje, aqui em Cruzeiro do Sul, estamos devolvendo à população um serviço essencial: o 190 está de volta. Essa era uma demanda antiga, que ouvimos na audiência pública e, agora, virou realidade”, comemorou Mailza junto à população.
Há exato um ano, Mailza Assis, governadora em exercício na ocasião, participou de uma audiência pública em Cruzeiro Sul, realizada pela Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), na sede da Associação Comercial. Um dos encaminhamentos com os quais ela se comprometeu foi justamente o retorno da base do 190 ao município, uma vez que o atendimento estava centralizado na capital, Rio Branco, o que dificultava a celeridade na prestação do serviço da polícia que se destina ao socorro em situação de perigo, crimes em andamento, ameaças à integridade física ou patrimonial, acidentes de trânsito com vítimas, entre outras situações.
Ainda em Cruzeiro do Sul, neste sábado, a vice-governadora visitou as instalações do Centro Integrado de Comando e Controle do Juruá (CICC), que concentra PM, Bombeiros e Detran, localizado na fronteira com o Peru e, portanto, considerado estratégico para o enfrentamento à violência e ao narcotráfico na região.
Além do retorno do helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), que também foi um pedido da população, sob gestão da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sejusp), o CICC conta com o aparato de cerca de 40 câmeras de videomonitoramento e funciona 24 horas por dia, resultado do investimento de R$ 3 milhões do governo do Estado em parceria com o governo federal.
“Com câmeras, profissionais treinados e reforço do helicóptero, o Estado está presente trabalhando 24 horas por dia para cuidar dos que mais importa que é a vida das pessoas. Sabemos que a violência ainda machuca muitas famílias no Acre. Os desafios são grandes e é justamente por isso que estamos aqui: para agir e não só prometer”, enfatizou Mailza.