..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Fundação de Cultura Elias Mansour lança edital emergencial de apoio à cultura

Fundação de Cultura Elias Mansour lança edital emergencial de apoio à cultura

O Governo do Estado do Acre, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), publicou no Diário Oficial desta quinta-feira, 30, o Edital ConectCultura, que tem por objetivo selecionar projetos artísticos, propostos por entidades de natureza cultural, para a realização de programação com conteúdos virtuais (lives), no período de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

Serão selecionadas até duas pessoas jurídicas sem fins lucrativos, com propostas de até R$ 50 mil reais cada uma delas, que deverão publicitar, através de plataforma on-line, conteúdos que promovam as artes e a cultura, desenvolvidos por artistas, técnicos culturais e fazedores de cultura acreanos.

As inscrições estão abertas de 30 de abril até as 23h59 do dia 13 de maio de 2020, em fuso horário local, através dos endereços de e-mail dispostos no edital.

O presidente da FEM, Manoel Pedro (Correinha), explica que essa é uma medida que visa apoiar prioritariamente artistas que se encontram em dificuldades financeiras, devido ao fechamento dos espaços de cultura e de outros estabelecimentos, de onde muitos deles obtinham seu único sustento.

“Enquanto órgão gestor das políticas culturais do Estado, nós compreendemos a gravidade do momento e buscamos meios alternativos para não desamparar aqueles que sempre mantiveram viva a nossa cultura, mas que também sobrevivem a partir dela”, explica o presidente.

Ele esclarece sobre a preocupação do governo em encontrar um caminho para evitar que o artista precise se submeter a procedimentos burocráticos para acessar o recurso público, o que motivou a decisão de selecionar entidades culturais.

Segundo Correinha, foram observadas experiências em todo o Brasil, onde artistas deixaram de receber o apoio governamental por não conseguirem entregar em caráter emergencial as documentações indispensáveis para processos da administração pública, como certidões e outros documentos.

“Se optássemos pela contratação direta com pessoas físicas, estaríamos expondo os artistas às burocracias exigidas pela lei e tornando mais difícil o acesso ao recurso, principalmente para aqueles que mais precisam dele. Por isso, estamos contando com o protagonismo das entidades culturais sem fins lucrativos, que terão uma função extremamente importante nesse momento tão delicado, que, sem dúvida alguma, exige a união de todos”, finalizou.

Demais informações e esclarecimentos necessários ao perfeito conhecimento do objeto do Edital poderão ser solicitadas através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., até 2 (dois) dias antes do encerramento do prazo para inscrições.

Confira os editais na íntegra:

EDITAL – CONECT CULTURA

ANEXO I – EDITAL CONECT CULTURA

ANEXO II – EDITAL CONECT CULTURA

ANEXO III – EDITAL CONECT CULTURA

ANEXO IV – EDITAL CONECT CULTURA

ANEXO V – EDITAL CONECT CULTURA