..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Governo e Prefeitura seguem com intervenções e monitoramento para evitar desabastecimento de água na capital

Governo e Prefeitura seguem com intervenções e monitoramento para evitar desabastecimento de água na capital

Com o objetivo de evitar novos deslizamentos de terra na área da captação de água da ETA II, e eliminar riscos de interrupção no abastecimento de Rio Branco, o governo do Acre e a Prefeitura de Rio Branco seguem com as intervenções emergenciais e monitoramento da área e entorno da captação da maior unidade operacional do Depasa.

As ações mobilizam equipes da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa), Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Regional (Sedur), Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) e Empresa Municipal de Urbanização (Emurb).

Em visita ao local, nesta sexta -feira, 4, a diretora-presidente do Depasa, Waleska Bezerra, e o prefeito Tião Bocalom conversaram com a equipe técnica sobre detalhes das ações emergenciais e alternativas para intervenções a médio e longo prazo.

Tião Bocalom reiterou a necessidade de mais investimentos em melhorias do sistema de água da capital. “Nesse momento o Depasa está fazendo tudo o que é possível nessa área, mas a gente precisa pensar também num novo sistema, que não seja nesse local aqui, e pensar num modelo novo mais moderno para a captação”.

DESA1

Segundo o prefeito, e em busca de soluções efetivas para garantir o acesso à agua tratada as moradores de Rio Branco, o Saerb já está correndo atrás de recursos, por meio de financiamento do BNDS e da Caixa Econômica Federal. “a Prefeitura de Rio Branco tem essa capacidade de endividamento para resolvermos o problema da água aqui.”

A presidente do Depasa reafirmou o compromisso em manter ações e garantir toda a logística para que a transição do serviço de saneamento da capital para a gestão municipal ocorra da forma possível. “A pedido do governador Gladson Cameli, nós do Depasa, continuamos à disposição da prefeitura. A transição se dará em 120 dias e até lá estaremos juntos pra resolver o problema, atpe porque esse não é um problema só do governo, é de todos nós.”

DESA3

Manutenção do sistema
Com um sistema projeto ano 2000 para operar por 20 anos, e já operando no limite para atender a necessidade de consumo da capital, homens e máquinas do Depasa seguem em regime de plantão para garantir o funcionamento do sistema de Rio Branco.

Para além do cuidado com as manutenções preventivas e corretivas, o governo do Estado, por meio do Depasa investe na compra de novos equipamentos e melhorias dos já existentes.

O processo licitatório para aquisição de novos motorbomba já está em andamento. A bomba KSB, que compõe o sistema da captação, hoje funciona com bomba nova de mil litros/segundo. Na semana passada foi concluída a instalação demais um conjunto motobomba para reforçar o sistema de distribuição de água para a regional da Sobral., “Estamos tentando equipar pra deixar o máximo de equipamentos reserva, para que, caso venha danificar algum, afete o mínimo possível”, enfatizou o diretor de operações do Depasa, Alan Ferraz.