..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Governo inicia programa alusivo ao “Mês da Água” visando conscientizar servidores e população

Governo inicia programa alusivo ao “Mês da Água” visando conscientizar servidores e população

A água só é valorizada quando sentimos a sua falta, observou José Bestene, presidente do Saneacre (Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre). Bestene estava falando a um auditório completamente lotado na Biblioteca Estadual Adonay Barbosa, no centro, onde foi realizado um seminário com o tema “Acelerando mudanças – Seja a Mudança que Você Deseja Ver no Mundo”, um dos eventos programados pelo Governo do Estado para comemorar e conscientizar a população no âmbito do Dia Mundial da Água, comemorado nesta quarta-feira, 22, mas que no Acre será expandido até o final de março.

Participaram do evento, além dos palestrantes, a governadora em exercício Regina Ferrari, o prefeito Tião Bocalom; o secretário de Governo, Alysson Bestene, o coronel Messias e outras autoridades ligadas ao setor hídrico.

O Saneacre é uma das repartições do governo estadual envolvidas nas comemorações em parceria com a Semapi (Secretaria do Meio Ambiente e Povos Indígenas) e Ageacre (Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Acre). De acordo com Bestene, o ponto alto das comemorações, adiado para muito em breve, deveria ser a assinatura de um termo de convênio entre o Saneacre e o Saerb (Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco) para que a autarquia municipal possa ampliar a capacidade de esgotamento sanitário da capital para 45% da população.

WhatsApp_Image_2023-03-22_at_15.06.04.jpeg

“Este é um compromisso do governador Gladson Cameli para ser cumprido até o fim do ano. Ampliar o acesso da população à água tratada e ao esgotamento sanitário é uma das prioridades desta gestão”, comentou Bestene. Em sua palestra no auditório da Biblioteca, Bestene lembrou que para cada real investido em saneamento básico, cinco reais são economizados em despesas com a rede pública de saúde. “No Brasil, a cada 25 minutos morre uma criança por causa de doenças relacionadas ao consumo de água de má qualidade”, lembrou Bestene, citando dados da ONU (Organização das Nações Unidas).

De acordo com o presidente do Saneacre, José Bestene, a agenda do Mês da Água é extensa e bastante abrangente, pois a meta do governo Gladson Cameli é expandir a conscientização dos servidores públicos e da população acreana sobre a importância da água e da necessidade de preservação dos mananciais hídricos de nosso Estado. “Embora o Planeta Terra tenha 71% de sua superfície coberta por água, apenas 2,5% são de água doce, da qual 70% estão congelados nas capotas polares. Se um dia a água já foi considerada um recurso inesgotável, hoje sabemos que está ficando a cada dia mais escasso e se tornando motivo de conflitos em várias regiões do mundo”, comentou Bestene.

Além do seminário aberto ao público, o Programa de Ações Mês das Águas 2023 prevê exposição de atividades e de fotografias ao lado e na frente da Biblioteca Pública; atividades exclusivas para os servidores; a Feira das Águas, na frente do Colégio Acreano e um plantio de mudas de árvores nativas nos arredores da Estação de Tratamento de Esgoto da Bacia do Igarapé Redenção, na Estrada do Quixadá e visita com palestras de técnicos do Saneacre explicando os benefícios da água no planeta.

WhatsApp_Image_2023-03-22_at_15.07.58.jpeg