Em seu discurso na sessão desta quarta-feira (13), o deputado estadual Emerson Jarude (NOVO), revelou o conteúdo de uma conversa com representantes do Governo com os parlamentares ocorrida no fim da manhã de ontem, onde a equipe governamental disse ter “acendido a luz de alerta” para as finanças do Estado devido a uma diminuição no repasse FPE ao Acre no último mês.
Jarude questionou o fato de que um estudo feito por sua equipe mostra que na comparação entre janeiro e julho do ano passado e o mesmo período deste ano, o Acre teve R$ 150 milhões a mais em repasse do FPE.
“Por conta de um mês em que houve um repasse menor, a equipe do Governo vem aqui dizer que está preocupada e o Acre pode ter o trabalho prejudicado? Ora, onde estão os 150 milhões a mais que recebemos?”, questionou.
Além do valor a mais arrecadado apenas esse ano, o deputado também pontuou que no ano passado foram R$ 3 bilhões em excesso de arrecadação.
“A gente quer saber onde foi parar esse dinheiro porque não faz sentido algum tamanha irresponsabilidade. Termos esse valor todo a mais e depois dizer que o dinheiro acabou. Teve para pagar show, para comprar um Corolla novinho, top de linha, para deixar disponível para a Casa Civil, para aumentar cargos comissionados, mas não tá tendo dinheiro para pagar os freteiros que fazem transporte de estudantes no interior do Acre, não tem para pagar o serviço de hemodiálise, não tem para construir casas para as pessoas da Terra Prometida que o Governo retirou de lá”, disse.
Por fim, Emerson Jarude asseverou que o Governo precisa definir as prioridades. “Não vamos admitir sob hipótese alguma com falta de recurso, porque enquanto não colocarmos as pessoas como prioridade, vamos continuar sofrendo com essas questões, porque não é falta de recursos, é falta de gestão”.