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POLÍTICA

Governo Lula assume responsabilidade por obras do anel viário de Brasileia e Epitaciolândia através do DNIT

Governo Lula assume responsabilidade por obras do anel viário de Brasileia e Epitaciolândia através do DNIT

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) assumiu oficialmente a responsabilidade pelas obras do anel viário de Brasileia e Epitaciolândia. A confirmação veio através de uma reunião entre o presidente do DNIT, Fabrício Galvão, o Superintendente do DNIT Acre, Ricardo Araujo e o governador Gladson Cameli, realizada em Brasília (DF), na última quarta-feira, 13. Que também foi acompanhada por parte da bancada parlamentar do Acre.

O projeto, iniciado em junho de 2021, prevê a construção de um contorno rodoviário na BR-317 e estava sob a administração do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre). Durante esse período, o Deracre completou a construção de uma nova ponte sobre o Rio Acre, com 251,5 metros de comprimento.

Ricardo Araújo, Superintendente Regional do DNIT no estado do Acre, explicou os motivos por trás da decisão de assumir a obra. "O DNIT decidiu fazer a obra porque ela estava paralisada havia dois anos. Faltava a conclusão de três projetos, o geotécnico, de desapropriação e o projeto de drenagem, que não estavam totalmente bem elaborados, com alguns dados necessários ainda. Então, por isso a gente conversou com o governador Gladson Cameli, e decidiu reassumir para poder dar um melhor seguimento e poder dar celeridade ao processo, mantendo o compromisso do governo Lula de finalizar a obra" declarou Araújo.

Ele também detalhou os próximos passos. "Vamos usar a ponte que já está pronta, que o governo fez com o convênio, e vamos fazer os acessos. Nós vamos executar e licitar essa obra, os projetos restantes com tudo e finalizar essa obra ainda para o ano que vem ter ela concluída." A transferência da responsabilidade para o DNIT representa uma reorganização estratégica com o objetivo de acelerar a conclusão do anel viário, crucial para a melhoria da infraestrutura de transporte na região.

A estimativa é que sejam investidos cerca de R$ 75 milhões no complexo viário. Os recursos serão utilizados na pavimentação de 10,3 quilômetros do novo traçado da pista e dos acessos à rodovia federal, nas duas cidades.