..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Governo planeja captação de linha de crédito para investir na produção agrícola do estado

Governo planeja captação de linha de crédito para investir na produção agrícola do estado

O governador do Acre, Gladson Cameli, reuniu-se nesta quinta-feira, 2, no Palácio Rio Branco, com gestores da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplan) e com o secretário de Estado de Produção e Agronegócio (Seprod), Luís Tchê, para discutirem proposta de carta-consulta para adesão de linha de crédito que vai beneficiar o setor agrícola e produtivo do estado.

O programa denominado Acre Mais Produtivo (Pronamp), através de uma linha de crédito do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), vai atender todos os municípios acreanos e tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do estado, com ações voltadas à consolidação da produção sustentável.

O programa também vai garantir acesso ao mercado externo, aumentando o desenvolvimento econômico e a redução da pobreza, prezando pela sustentabilidade ambiental e social.

“O desenvolvimento do Acre passa pelo agronegócio e pela produção familiar com foco na sustentabilidade. Estamos trabalhando para garantir a modernização e aquisição de maquinário para atender as demandas no setor produtivo do Estado e, o mais importante, a geração de emprego e renda no campo e na cidade”, disse Gladson Cameli.

Segundo Cameli, a intenção é investir no setor em toda a cadeia produtiva do estado, incluindo ainda os sistemas agroflorestais, com investimentos para assistência técnica, sistemas de irrigação, regularização fundiária, reaparelhamento e modernização das estruturas existentes, entre outros.

A iniciativa beneficia, ainda, a amplificação da rede elétrica no campo e melhorias na infraestrutura de transporte, assegurando a manutenção e trafegabilidade de ramais para o escoamento da produção até a zona urbana.

A secretária adjunta de planejamento, Kelly Lacerda, ressaltou que o Estado busca esta linha de crédito para investimentos na produção.

“Hoje o nosso compromisso de governo é a recuperação econômica, geração de emprego e renda, ampliação da produção do estado e, consequentemente, a exportação”, disse a secretária.