Trabalhadores da Educação estadual protestaram na manhã desta quarta-feira, 7, em frente ao Palácio Rio Branco, Centro da Capital, reivindicando do Executivo a retomada de 10% do valor de referência nos vencimentos dos servidores.
O ato marcou o o primeiro dia de greve da categoria. Rosana Nascimento, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (SINTEAC), ressaltou que até esta quinta-feira, 8, todas as escolas da rede estadual de ensino estarão fechadas.
Sobre o ato, o governo se pronunciou, ressaltando que, de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, está impossibilitado de conceder qualquer aumento salarial neste momento.
De acordo com o comunicado, desde fevereiro deste ano, houve uma mesa de negociação com os três sindicatos ligados à educação, onde foram apresentados o quadro demonstrativo de despesas, a lei orçamentária anual, os recursos disponíveis e os valores investidos na folha de pagamento.
A proposta do Executivo estadual é conceder um reajuste de 3% na tabela salarial dos trabalhadores da educação, sendo 1% em outubro de 2024, 1% em outubro de 2025 e 1% em outubro de 2026.