Greve geral. Essa é a estratégia pensada por sindicalistas e servidores públicos que ocuparam a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) nesta quarta-feira, dia 06, para tentar impedir que as propostas de reforma no sistema de previdência estadual encaminhada pelo governador Gladson Cameli na terça-feira, dia 05. OS trabalhadores prometem acampar na sede do Poder Legislativo.
O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Nicolau Júnior, não deve retirar o projeto da pauta da sessão desta quarta, colocando-o em discussão tão logo seja iniciada a ordem do dia. Antes, os deputados convocaram uma reunião chamada de “audiência pública” para apresentar os pontos da alteração proposta pelo Palácio Rio Branco.
Os deputados estaduais José Bestene (Progressistas) e Cadmiel Bonfim (PSDB) foram vaiados assim que entraram no plenário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) às 10h30min desta quarta-feira, dia 06. O protesto ocorre em meio ao protesto de sindicalistas e servidores estaduais contra a proposta de reforma da previdência.
Após a confusão generalizada protagonizada pelos sindicalistas e servidores públicos que tentavam invadir o salão nobre onde ficam os deputados para acesso aos gabinetes e plenário, os manifestantes correram para o 3º pavimento, onde fica o gabinete da Presidência da Assembleia Legislativa.
Entre o grupo foi possível ver o presidente do Partido dos Trabalhadores, Cesário Braga, e a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac), Rosana Nascimento. Há ainda o sindicalista Isaac Ronalti, do Tribunal de Justiça e das instituições de Segurança Pública. A confusão rendeu pancadaria e mesas de cadeira quebrada.