O vereador Hidelgarde Pascoal (PSL) apresentou na manhã desta quinta-feira, 10, em sessão temática da Câmara Municipal de Rio Branco, o projeto de lei que dispõe sobre a prioridade no atendimento aos portadores de diabetes que precisam fazer exames, coletas de sangue, ultrassonografia de abdômen em postos de saúde, clínicas, hospitais, laboratórios e similares situados no Município de Rio Branco.
De acordo com o projeto de lei apresentado pelo vereador, os pacientes com diabetes terão atendimento prioritário em postos de saúde, clínicas, hospitais, laboratórios e similares quando realizarem exames que necessitam de jejum, tais como coleta de sangue e ultrassonografia de abdômen.
Para ter direito ao atendimento preferencial de que trata a proposta de lei, os pacientes devem comprovar sua condição mediante apresentação de laudo médico ou exame que ateste a patologia.
De acordo com o vereador “ o atraso no atendimento de pessoas com tal patologia provoca sofrimento, e tem consequências seríssimas, uma vez que a falta de glicose no organismo compromete o funcionamento do cérebro, acarretando consequências graves para o paciente “, diz Hidelgarde em sua justificativa para aprovação do projeto.
Ele diz ainda que, “diabete é uma doença do metabolismo da glicose causada pela falta ou má absorção da insulina (hormônio produzido pelo pâncreas) e atinge crianças, adultos e idosos, então todo cuidado é pouco para com essas pessoas”.