..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

“Hoje eu tenho dúvidas quanto ao processo eleitoral”, diz deputado federal eleito Eduardo Velloso

“Hoje eu tenho dúvidas quanto ao processo eleitoral”, diz deputado federal eleito Eduardo Velloso

O deputado federal eleito Eduardo Velloso (UB) bateu um papo com o jornalista Willamis Franca no podcast Conversa Franca, e durante a live no canal do Notícias da Hora e pela TVA canal 9.1 disse que antes ele não tinha dúvidas quanto ao processo eleitoral, mas após assistir o vídeo do influenciador argentino Fernando Cerimedo passou a suspeitar de possível fraude nas urnas.

Na gravação, Cerimedo dizia ter recebido um dossiê com uma série de informações de fraudes na eleição de Lula, sem revelar quais seriam os autores de tal documento.

A principal acusação é de que teria ocorrido a transferência de milhões de votos de Bolsonaro para Lula em urnas antigas que não teriam sido auditadas pelo TSE.

O médico considera as acusações feitas na live sérias e por não terem sido contestadas passou a desacreditar nos resultados das eleições que deram a vitória ao presidente eleito Lula.

“Até então eu tinha certeza que não tinha fraude nenhuma, hoje eu tenho dúvidas, e sabe Por quê? Porque a partir do momento que o argentino levantou a suspeita, os pontos que ele levantou suspeita, por que ninguém respondeu? Por que é que o TSE tirou o nosso acesso aos boletins de urnas ? Tem explicação? Por que não deram o código fonte à Junta Militar? Se você não tem nada a esconder, não tem problema eu te mostrar , eu não vejo. Então assim, isso nos deixa com uma pulga atrás da orelha”, diz Velloso.

Ao contrário do que diz o deputado federal eleito, o TSE respondeu as acusações do argentino.

Em nota, o Tribunal Superior Eleitoral afirmou: "Não é verdade que os modelos anteriores das urnas eletrônicas não passaram por procedimentos de auditoria e fiscalização. Os equipamentos antigos já estão em uso desde 2010 (para as urnas modelo 2009 e 2010) e todos foram utilizadas nas Eleições 2018. Nesse período, esses modelos de urna já foram submetidos a diversas análises e auditorias, tais como a Auditoria Especial do PSDB em 2015 e cinco edições do Teste Público de Segurança (2012, 2016, 2017, 2019 e 2021)".